Martin Luther King Jr
Martin Luther King Jr. foi um ativista norte-americano que dedicou sua vida à luta não violenta pela igualdade racial nos Estados Unidos. Ele nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, Geórgia, e cresceu em uma família com uma longa tradição de formar pastores batistas. King estudou na Faculdade Morehouse em Atlanta e concluiu seu doutorado na Escola de Teologia da Universidade de Boston em 1955. E atuava como pastor na Igreja Batista Dexter Avenue em Montgomery, Alabama.
King ajudou a organizar o boicote aos ônibus de Montgomery, uma campanha que durou um ano e teve início quando a costureira Rosa Parks foi presa após ter se recusado a ceder seu assento no ônibus a um passageiro branco. Após a Suprema Corte ter revogado as leis de segregação em ônibus do Alabama, King participou da fundação da Conferência da Liderança Cristã do Sul e promoveu a ação não violenta em prol dos direitos civis no sul do país. Ao longo dos anos 1960, ele foi preso durante protestos não violentos no Alabama, na Flórida e na Geórgia. Enquanto estava preso em 1963, King escreveu a Carta de uma prisão em Birmingham, delineando a base moral e filosófica do movimento pelos direitos humanos. Naquele mês de agosto, ele fez seu famoso discurso “Eu tenho um sonho” para mais de 200 mil pessoas reunidas no National Mall em Washington. Em 1964, o presidente Lyndon Johnson sancionou a histórica Lei dos Direitos Civis, que baniu a discriminação no trabalho, em acomodações públicas e em outros aspectos da vida. Martin Luther King Jr. recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964 por sua luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.
” O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons. ”
LUTHER KING
“Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter”
LUTHER KING
Martin Luther King Jr. foi assassinado em 4 de abril de 1968. Ele foi alvejado na sacada de seu aposento no Lorraine Motel, em Memphis, Tennessee. James Earl Ray, um fugitivo da Penitenciária Estadual do Missouri, foi capturado no Aeroporto de Londres Heathrow e extraditado para os Estados Unidos, onde foi acusado pelo assassinato de Martin Luther King. Em 1969, Ray assumiu o crime e recebeu uma sentença de 99 anos de regime fechado no Tennessee.
O legado de Martin Luther King Jr. continua vivo até hoje. A terceira segunda-feira de janeiro marca o Dia de Martin Luther King, feriado dos EUA que honra o legado de King e desafia os cidadãos a prestarem serviços voluntários em suas comunidades. Martin Luther King Jr. foi um grande pensador e líder negro na América do Norte mas sua voz ecoou em todo o planeta. Ele foi um dos principais líderes do movimento negro entre as décadas de 1950 e 1960 nos Estados Unidos e suas manifestações eram caracterizadas por uma oratória comovente e a defesa de seus ideais de forma pacífica. Ele foi a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Sua luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos inspirou muitas pessoas em todo o mundo a lutar pela igualdade e justiça.
(*Embora o nosso texto seja elaborado a partir de referências e fontes explicitadas abaixo, alertamos que poderá conter simplificações a fim de resumir narrativas e adequar ao espaço proposto pelo blog. Att.: Black Blog/Estrela Preta)
Fontes:
A vida e o legado de Martin Luther King Jr. | ShareAmerica. https://share.america.gov/pt-br/vida-e-o-legado-de-martin-luther-king/.
Biografia de Martin Luther King Jr. – eBiografia. https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/.
Vida y legado de Martin Luther King Jr. | ShareAmerica. https://share.america.gov/es/vida-y-legado-de-martin-luther-king-jr/.
Martin Luther King: vida, obra, creencias y características. https://humanidades.com/martin-luther-king/.
Assassinato de Martin Luther King Jr. – Wikipédia, a enciclopédia livre. https://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinato_de_Martin_Luther_King_Jr.